Página Inicial Notícias

Patos recebe mural do projeto Galerias Urbanas, realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa

Por fundap   Quarta-Feira, 9 de Março de 2022

Nos dias 4, 5 e 6 deste mês, as grafiteiras Pri Witch, Thaynha e Wanessa Dedoverde estiveram na cidade de Patos realizando uma intervenção cultural, produzindo o mural “Trama”, retratando as artistas, com apoio da Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, e Fundação Cultural de Patos - FUNDAP.

O mural faz parte do projeto continuo, Galerias Urbanas do Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa, que já realizou outras ações culturais na capital do sertão.

A realização deste mural, por essas artistas nordestinas trás em seus traços muita representatividade, principalmente trazendo representações de suas personalidades em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

O Projeto Galerias Urbanas está com uma ação orgânica em sua área de atuação e os CCBNBs (Centro Cultural Banco do Nordeste) têm se firmado no cenário cultural nordestino com espaços que permitem experimentar a diversidade de conceitos, estilos e suportes, oferecidos em sua programação. Isto significa trabalhar cada atividade relacionando-a a um contexto mais amplo, estabelecendo pontes entre saberes e transformando-se em lugares de encontro dos vários públicos, que usufruem e refletem sobre arte e cultura.

Desde o início, vêm desenvolvendo atividades relacionadas à arte urbana, com trabalhos executados em  muros e prédios das cidades de pequeno e médio porte, proporcionando uma aproximação com a população do interior da Paraíba ao universo da arte urbana, em especial o graffiti.

As artistas Pri Witch, Thaynha e Wanessa Dedoverde foram convidadas pela instituição a realizar a intervenção urbana “Trama” onde o graffiti seria realizado fazendo alusão às mulheres. O projeto conta com a curadoria de Artes Visuais do CCBNB, de Fabi Cordeiro (Sousa) e produção local de Sara Andrade (Patos).

A grafiteira Thaynha fala sobre a desenvoltura desse projeto. "Então, fomos convidadas pelo CNBB da cidade de Sousa e a proposta inicial era sobre uma exposição titulada de "Trama" onde tentamos desenvolver um mural de acordo com a idéia de exposição. O objetivo era unir três artistas para reproduzir o mural pra comemorar o Dia Internacional da Mulher, representações das nossas personalidades, escolhemos uma paleta de cores toda baseada no conceito mais terroso e que as três personagens centrais é representada por mim, Pri Witch e Wanessa dedoverde, como também outras mulheres  dentro desse movimento artístico cultural", relata Thaynha.

"O trama na verdade são varias coisas que ligam as mulheres. Começamos por um mural aqui em Patos e que a importância desse projeto é justamente homenagear as mulheres por causa do Dia Internacional da Mulher, explanar a importância delas e sobretudo na arte de rua, disse Pri Whitch.

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, e FUNDAP procuram incentivar cada vez mais trabalhos e projetos voltado a esse tipo de arte, além de agradecer as parceiras para que essas ações aconteçam na cidade.

O Secretário Zeca, exalta a importância desses movimentos e expressões culturais no município de Patos.

"Queremos agradecer a Sarah, através da representação cultural e também ao Centro Cultural Banco do Nordeste que escolheu Patos dentre outras cidades do interior para fazer esse mural. Tivemos a oportunidade em Patos de ter essas meninas grafiteiras, artistas essas que embelezaram o mural da Secretaria de Esporte onde puderam mostrar a diversidade e toda a expressão cultural e urbana", disse Zeca.

O mural está localizado na parede externa onde funciona a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte, situado na Avenida Lima Campos no Bairro São Sebastião ao lado da Sede da Guarda Municipal de Patos na área oeste da cidade.

Fonte: Ascom Fundap
« Voltar
Acompanhe pelo Instagram